É pela ironia que começa a liberdade

tecnologia_comunicacao_ironiaPor mais irônico que seja, é comum ver posts em blogs pessoais e artigos em sites voltados para psicologia, filosofia e ciências sociais tratado da desumanização das pessoas pela internet. Já não conversamos pelo telefone nem com os nossos amigos, não vamos mais ao banco e perdemos toda a interação social da fila, ou seja, nos refugiamos no conforto da Internet, dentro de casa, no sedentarismo e na introspecção. Novos homens das cavernas – conectados, mas isolados. MAS…. Paradoxalmente, é justamente a internet que tem determinado a humanização de algumas empresas e marcas. As corporações nunca estiveram tão vulneráveis às reações, opiniões e manifestações e, consequentemente, nunca foi tão necessário ouvir, dialogar e interagir, em vez de apenas falar – uma oportunidade para aprender e ter contato direto com a percepção que os cidadãos têm de cada marca.

A tecnologia, acusada de desumanização, elevou o fator humano. Ignorar e apagar comentários negativos, por exemplo, é passar um recibo de que a “capa de modernidade” vestida pela empresa não se reflete em sua postura real. O consumidor atual sabe que há imperfeições, e não só elogios, e espera o diálogo, para alcançar uma solução para o problema. Ou seja, nada mais humano. A mudança tecnológica não vai na direção da técnica, do artificial, vai na direção do humano. As centrais de relacionamento – formadas por humanos que nos faziam esperar eternamente no telefone – estão no Twitter, no Facebook, no Reclama Aqui, ao vivo, para todos verem. E, muitas vezes, é o que resolve. A internet, acusada de promover o isolamento, tem forçado a acessibilidade.

MAS.. no primeiro parágrafo, a referência foi a algumas empresas. Só algumas. Nem todas adaptam-se a este paradoxo, e ainda estão paradas no desenvolvimento de estratégias para sua “presença” digital e a integração com o planejamento estratégico.  Isso é fundamental, mas insuficiente.

Tecnologia da Comunicação, com informações do Webinsider e Universia.

Anúncios
Etiquetado , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: