Redes sociais e as “marcas pessoais” no jornalismo

Um dos principais ativos de um jornalista é a sua reputação, mas hoje ele não precisa necessariamente construí-la junto a uma redação tradicional.

O State of the Media, relatório anual sobre mídia e tecnologia, indicou o crescimento das “marcas pessoais” frente às “marcas institucionais” como uma das grandes tendências no jornalismo. Essa dinâmica, sutil e silenciosa, acontece quando o profissional utiliza plataformas de redes sociais, microblogs e blogs para construir a sua própria reputação, audiência e marca pessoal, sem necessariamente estar ligado a uma redação. Essa construção “independente” é alimentada pela alta rotatividade nas empresas e pelas oportunidades abertas com os sistemas de publicação e a cultura de autoexpressão na web.

Um dos principais ativos de um jornalista é a sua reputação e marcas pessoais sempre existiram, mas hoje ele não precisa necessariamente construí-la junto a uma redação. Hoje, muitos jornalistas têm mais seguidores em seu perfil pessoal do que no do veículo para o qual trabalha. Há dois anos, por trás do debate sobre os jornalistas poderem utilizar o Twitter nas redações, existia a preocupação de que as “marcas institucionais” perdessem relevância. Uma preocupação que demonstra a necessidade de rever a relação entre jornalistas e empresas.

O Facebook ajuda a alimentar essa tendência e lançou um botão que permite “assinar” as notícias de um repórter específico e não de uma publicação. Essa é mais uma mostra de que as ferramentas (blogs, plataformas de redes sociais, microblogs) podem se tornar interessantes pelo uso que se faz delas – no caso do jornalismo, entre outras possibilidades, o poder de fortalecer as “marcas pessoais”.

Leia mais sobre o subscribe bottom do Facebook
Leia mais sobre reputação na web

Fonte: Tiago Doria Weblog

Anúncios
Etiquetado , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: