Transparência e dinamismo

Segundo dupla de economistas americanos, autores que blogam com regularidade têm mais probabilidade de aparecer entre os mais admirados aos olhos de seus pares.

vimos aqui no Tecnologia da Comunicação que, enquanto alguns apostam no fim da relevância do formato blog, outros valorizam a ferramenta para nichos específicos. Artigo publicado nesta terça-feira por Bernardo Esteves no Blog Questões da Ciência, da Revista Piauí, destaca exatamente o crescimento da importância desse tipo de divulgação para a  transparência e dinamismo da prática da ciência. Segundo Bernardo, novos argumentos em favor dos blogs de ciência vêm do estudo feito por uma dupla de economistas americanos que resolveram atacar essa questão com métodos estatísticos. Eles concluíram que posts sobre estudos de sua área aumentam o número de acessos dos artigos abordados, fortalecem a reputação dos autores e parecem influenciar a atitude dos leitores.

David McKenzie e Berk Özler, do Banco Mundial, apresentaram os resultados do estudo – que mediu o  impacto dos blogs de economia – numa série de três posts publicados em novembro num blog da London School of Economics. Eles apontam uma relação inequívoca entre a apresentação de um estudo em blogs e seu número de acessos. Artigos que foram objeto de um post no blog Economix, do New York Times, por exemplo, tiveram um aumento de 135 visualizações de seu resumo em um mês. Para posts veiculados no Marginal Revolution, o aumento foi de 300 visualizações. O maior impacto foi associado ao blog Freakonomics: o aumento no acesso de estudos divulgados ali foi de 450 visualizações num único mês. Eles constataram também que os autores que blogavam com regularidade tinham mais probabilidade de aparecer entre os mais admirados aos olhos de seus pares.

Bernardo lembra que é preciso cautela ao extrapolar os resultados do estudo de McKenzie e Özler para os posts de outras disciplinas e mesmo para outras comunidades que não a dos economistas americanos. “De todo modo, o estudo traz lastro quantitativo para a percepção de que o compartilhamento das pesquisas nos blogs e redes sociais aumenta a sua visibilidade”, resume.

Anúncios
Etiquetado , , , , , ,

2 pensamentos sobre “Transparência e dinamismo

  1. julas disse:

    Olá Letícia! Estou admirada com suas publicações! O conteúdo sobre a “Transparência e dinamismo” aborda exatamente o que estamos estudando ao publicar conteúdo para web, através de uma ferramenta simples – o blog. A partir de estudos, pesquisas e análises é que podemos observar e criticar sobre os conteúdos publicados na web. Parabéns pela redação, utilização dos recursos multimídia, pela exploração de assuntos pertinentes à disciplina e pela excelente publicação de conteúdo em seu blog! [ ]s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: