Transformação x Evolução

O processo que estamos vivendo hoje representa uma transformação em algo novo ou evolução?

A revista Trip #205 (Novembro/2011) publicou os homenageados do Prêmio Trip Transformadores, criado em 2007. No editorial de Paulo Lima, o destaque foi para a tecnologia da informação, que está, ao mesmo tempo, “embotando mentes e derrubando ditaduras ancestrais”. Paulo lembrou que o mundo digital em rede multiplica geometricamente tudo, mas “como sabe quem realmente atua no ambiente digital, só o que realmente tem força se difunde”.

Na sequência, o texto aponta aspectos do que seria o maior e mais complexo processo de transformação do mundo nos últimos séculos, em que o poder teria migrado das corporações para os indivíduos; em que assustadoras mudanças se abatem sobre o meio ambiente; em que os eixos de poder se deslocam de potências como a Europa e os Estados Unidos para lugares antes impensáveis como China, Índia e Brasil; em que as máquinas expandem sua capacidade e podem substituir o trabalho humano em larga escala e as evoluções da neurociência podem nos libertar da escravidão do corpo, ao mesmo tempo em que as enfermidades ficam cada vez mais complexas e endêmicas.

Entretanto, assim como muita gente embarca em falsas campanhas nas redes sociais, que depois revelam sua face de interesse puramente comercial, é preciso ter cuidado com essa comemoração de “transferência de poder”. Que ainda não aconteceu e pode ser uma mera uma “ilusão de escolha”. Tanto que um dos artigos publicados nesta mesma edição da revista defende: “transformação é lavagem cerebral”.

É difícil oferecer qualquer conclusão quando se está no meio do processo, e isso se aplica às tecnologias da comunicação, às guerras, à economia, às mudanças de comportamento. Mesmo assim, se há algo a fazer, como o próprio editorial depois completa, é refletir sobre isso. Uma boa contribuição pode ser avaliar de forma crítica as informações que consumimos. Pode ser por meio de uma tese de doutorado, mas pode começar também com um simples infográfico, como este postado no blog de um pai preocupado com essa ilusão de escolha. A evolução pode acontecer, jamais na forma de censura e controle, mas sim por meio da educação e autonomia.

Media Consolidation Infographic

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , , ,

2 pensamentos sobre “Transformação x Evolução

  1. julas disse:

    Olá Letícia! Gostei muito do Lead e da matéria completa. Achei a imagem persuasiva com o cérebro rosa. O infográfico é bem informativo e ilustrativo! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: