Educação para Comunicação

Papel educacional da mídia não deve ser ignorado. Escola pode integrar as linguagens e promover novas reflexões a partir das tecnologias de comunicação e informação.

As tecnologias de comunicação e informação – televisão, cinema, computador, internet – exercem papel educacional relevante, mas representam um grande contraste com a educação tradicional, das salas de aula. Em vez de opor as duas linguagens, no entanto, o ideal seria integrar os processos, de forma rica e estimulante. Com a contextualização de uma nova síntese criadora – individual e em grupo – e a análise dos meios de comunicação pela comunidade, é possível alcançar uma educação para a comunicação.

De um lado, estão os meios de comunicação, com seu formato acessível, ritmo ágil, linguagem visível e temas que tratam do cotidiano. De outro, a escola, com seu sistema muitas vezes considerado cansativo, distante. Enquanto a sala de aula exige a escrita e o raciocínio lógico, a televisão oferece a imagem em movimento. Esse contraponto dificulta a tarefa de promover a construção de uma visão mais crítica e do equilíbrio entre o concreto e o abstrato. Para oferecer uma melhor apreensão da realidade, é necessário enxergar as tecnologias como pontes para o conhecimento, e não como inimigas.

Se a educação é um processo de construção da consciência crítica, por meio da problematização dos dados que chegam até o indivíduo, a comunicação deve estar inserida nesse processo. Discutindo o que é apresentado na mídia, é possível fazer com que os alunos percebam os aspectos negativos e positivos das abordagens.

Adaptado do texto “As mídias educam”, de José Manuel Moran.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: